sexta-feira, 16 de novembro de 2012

TER - Turismo em Espaço Rural


Turismo em Espaço Rural (TER)- tem como objetivo principal oferecer aos turistas oportunidades de conviver com as praticas, as tradições e os valores da sociedade rural, valorizando desde a paisagem à gastronomia ate aos costumes. Nos últimos anos houve um aumento da procura do TER. as principais razoes são:
  • O maior interesse pelo património, pela natureza e sua relação com a saúde.
  • A necessidade de descanso e evasão e a busca de paz e tranquilidade.
  • A valorização da diferença e da oferta turística mais personalizada.
  • O aumento dos tempos de lazer e do nível de instrução e cultural de população.
  • A crescente mobilidade da população e a melhoria das acessibilidades.


Em Portugal existe 5 tipos de diferentes modalidades de turismo em espaço rural que são:

  1. Turismo de habitação- desenvolve-se em solares, casas apalaçadas ou residenciais com valor arquitetónico, com dimensões adequadas, com mobiliário e decoração de qualidade. Os rendimentos desta atividade tem a vantagem de contribuir para o restauro, a conservação e a dinamização destas casas.
  2. Turismo rural-casas rusticas particulares, com características arquitetónicas próprias ao meio rural em que se insere, são geralmente de pequenas dimensões, com mobiliário simples e são utilizadas como habitação do proprietário.
  3. Agroturismo-permite que os hospedes observem,  aprendam e participem nas atividade das explorações agrícolas, em tarefas como a vindima, apanha de fruta, desfolhada, etc.
  4. Casas de campo- são casas rurais e abrigos de montanha onde se preste hospedagem. Integram-se na arquitetura o ambiente característico da região, pela sua traça e pelos materiais de construção.
  5. Turismo de aldeia- desenvolve-se em empreendimentos que incluem , no mínimo, 5 casas particulares inseridas em aldeias que mantem as suas características arquitetónicas  e paisagísticas tradicionais da região. Esta modalidade é uma das melhores que pode promover a conservação e valorização do património edificado, contribui também para a melhoria de acessibilidade das aldeias, que estavam quase isoladas, criação de emprego na restauração, nos postos de turismo, nas atividades dinamização no comercio local e no artesanato, o que poderá combater o despovoamento de certas áreas desfavorecidas.

Outras formas de turismo em espaço rural são:

  • Turismo ambiental: esta atividade é cada vez mais procurada, pela aventura, pelo contacto com a Natureza e pela multiplicidade de atividades ao ar livre, desde a canoagem, rafting, parapente, etc..
  • As áreas protegidas: não maioria são localizadas em áreas rurais, são espaços privilegiados para o turismo ambiental tendo, em media, 220 mil visitantes anuais. Muitas pequenas empresas tem vindo a aproveitar este nicho de mercado, gerando emprego e dinamizando as áreas rurais.
  • Turismo fluvial:valoriza a importância da agua como fonte de lazer, obtém cada vez mais adeptos, que preferem a calma. Este interesse tem sido acompanhado de programas de valorização das áreas ribeirinhas, com vista a proporcionar espaços seguros para a pratica da atividade balnear, tal como a sua valorização ambiental e paisagística.
  • Turismo cultural: valorização do património arquitetónico, histórico e etnográfico local. Castelos, solares, templos, museus e romarias com roteiros próprios, organização de visitas guiadas, documentação pormenorizada e outros apoios, contribuem para dinamizar as áreas rurais.
  • O turismo gustativo e o enoturismo: dinamizam as áreas rurais, aproveitando a grande diversidade e qualidade da gastronomia e dos vinhos regionais. Desde 1996 tem vindo a ser constituídas as rotas dos vinhos, que representam um conjunto de locais organizados em rede, numa região vinícola demarcada com interesse turístico. Oferecem aos turistas a possibilidade de participarem nas diversas atividades ligadas à produção do vinho, como as vindimas ou o pisar da uva. O enoturismo representa uma forma de conhecer, através do vinho, muitos aspetos culturais e turísticos de uma região.
  • Turismo cinegético e turismo termal: o turismo cinegético esta ligado a caça. Estes 2 tipos de turismo são das formas mais antigas de turismo em áreas rurais. O primeiro  turismo cria emprego nas atividades de preservação do ambiente, nas zonas de caça turística e associativa. As termas aproveitam as características especificas das aguas subterrâneas e têm sido elementos importantes na dinamização turística de muitas áreas rurais do nosso pais.

Sustentabilidade do turismo

As atividades turísticas nas áreas rurais devem ser planeadas no respeito pelo ambiente e pelos valores culturais locais, promovendo a qualidade da oferta. Sendo indiscutível a importância do turismo para o desenvolvimento regional e das áreas rurais, em particular, é também certo que esta atividade comporta alguns riscos que é necessário precaver, de modo a garantir a sustentabilidade.Em Portugal, existem varias regiões que começam a apostar no turismo em geral e em diferentes modalidades de TER como por exemplo o Alentejo. Estas regiões devem planear e promover as atividades turísticas de uma forma sustentável, evitando problemas que ocorrem noutros locais associados à procura de lucros rápidos, como:
  • O alargamento excessivo das capacidades de alojamento;
  • O subaproveitamento do solo agrícola;
  • A especulação fundiária e imobiliária;
  • A falta de formação profissional;
  • A perda do elemento humano e das relações personalizadas e a massificação das formas de turismo mais acessíveis.
  • A degradação dos recursos naturais;
  • A perturbação dos ecossistemas e a desfiguração da paisagem;
  • A atividade turística nas áreas rurais não devera ser entendida como uma atividade “milagrosa” mas sim como um complemento em equilíbrio com as atividades tradicionais e inseridas num modelo de desenvolvimento integrado.
Octávio Fernandes Nº13

3 comentários: