A Rede Nacional
de Aeroportos
Os aeroportos da rede de aeroportos portuguesa à
Tráfego internacional de passageiros e de
cargas.
Transporte interno de passageiros no interior do território nacional à Mínimo
Só tem expressão entre o território continental e os
arquipélagos dos Açores e da Madeira. Nos aeroportos de Faro e do Funchal, o
volume de tráfego internacional de passageiros está associado à importância do
turismo no Algarve e na Madeira.
Principais aeroportos
portugueses à Litoral à Lisboa, Faro e
Porto, pela sua capacidade e pelo movimento que suportam + os do
Funchal e de Ponta Delgada
Interior à Diversos
aeródromos.
Aeroporto de
Lisboa – detém a maior parte do tráfego de
passageiros e mercadorias que se regista a nível nacional e é a mais
importante plataforma de voos internacionais.
Apesar dos avultados investimentos, debate-se com graves
problemas especialmente pelo progressivo
aumento do tráfego de passageiros e mercadorias e à impossibilidade de ampliação pelo crescimento da cidade de Lisboa.
Está prevista a construção de um novo aeroporto na proximidade da capital,
sendo esta decisão objeto de grande polémica.
Aeroporto de
Faro – está especialmente vocacionado para voos
internacionais não regulares e é o segundo
maior aeroporto do país quanto ao tráfego de
passageiros, na sua maioria turistas que visitam o Algarve em férias. O tráfego de mercadorias é pouco significativo.
Sá Carneiro – é o terceiro aeroporto mais importante do país relativamente
ao tráfego de passageiros e o segundo a nível do movimento de mercadorias. Nos
últimos anos sofreu profundas obras de
ampliação e a sua acessibilidade foi melhorada com a construção de um ramal
de ligação da rede do metropolitano do Porto.
Em virtude da sua localização específica, existem nos
arquipélagos do Açores e da Madeira vários aeroportos. No arquipélago dos Açores os mais importantes localizam-se nas ilhas
de São Miguel, de Santa Maria e da Terceira
e no arquipélago da Madeira assinalam-se os
aeroportos se Santa Catarina, no Funchal,
e o de Porto Santo.
No setor aeroportuário, a Política Geral de Transportes dá
prioridade aos seguintes aspetos:
·
Criação da valência civil do aeródromo de Beja;
·
Melhoramentos
nos aeroportos regionais;
·
Implementação de medidas
para minimizar os danos ambientais,
designadamente os níveis de ruído e a poluição atmosférica;
·
Modernização
dos equipamentos de logística e de controlo do tráfego aéreo;
·
Realização de melhorias
no atual aeroporto de Lisboa, para fazer face ao previsível crescimento do
tráfego e construção do novo aeroporto de Lisboa.
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