segunda-feira, 3 de junho de 2013

A rede Nacional de aeroportos


A Rede Nacional de Aeroportos

Os aeroportos da rede de aeroportos portuguesa à Tráfego internacional de passageiros e de cargas.

Transporte interno de passageiros no interior do território nacional à Mínimo

Só tem expressão entre o território continental e os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Nos aeroportos de Faro e do Funchal, o volume de tráfego internacional de passageiros está associado à importância do turismo no Algarve e na Madeira.

Principais aeroportos portugueses à Litoral à Lisboa, Faro e Porto, pela sua capacidade e pelo movimento que suportam + os do Funchal e de Ponta Delgada

Interior à Diversos aeródromos.

Aeroporto de Lisboa – detém a maior parte do tráfego de passageiros e mercadorias que se regista a nível nacional e é a mais importante plataforma de voos internacionais.
Apesar dos avultados investimentos, debate-se com graves problemas especialmente pelo progressivo aumento do tráfego de passageiros e mercadorias e à impossibilidade de ampliação pelo crescimento da cidade de Lisboa. Está prevista a construção de um novo aeroporto na proximidade da capital, sendo esta decisão objeto de grande polémica.
 
 
 
 

 
 
 
Aeroporto de Faro – está especialmente vocacionado para voos internacionais não regulares e é o segundo maior aeroporto do país quanto ao tráfego de passageiros, na sua maioria turistas que visitam o Algarve em férias. O tráfego de mercadorias é pouco significativo.







 
Sá Carneiro – é o terceiro aeroporto mais importante do país relativamente ao tráfego de passageiros e o segundo a nível do movimento de mercadorias. Nos últimos anos sofreu profundas obras de ampliação e a sua acessibilidade foi melhorada com a construção de um ramal de ligação da rede do metropolitano do Porto.

Em virtude da sua localização específica, existem nos arquipélagos do Açores e da Madeira vários aeroportos. No arquipélago dos Açores os mais importantes localizam-se nas ilhas de São Miguel, de Santa Maria e da Terceira e no arquipélago da Madeira assinalam-se os aeroportos se Santa Catarina, no Funchal, e o de Porto Santo.

No setor aeroportuário, a Política Geral de Transportes dá prioridade aos seguintes aspetos:

·         Criação da valência civil do aeródromo de Beja;

·         Melhoramentos nos aeroportos regionais;

·         Implementação de medidas para minimizar os danos ambientais, designadamente os níveis de ruído e a poluição atmosférica;

·         Modernização dos equipamentos de logística e de controlo do tráfego aéreo;

·         Realização de melhorias no atual aeroporto de Lisboa, para fazer face ao previsível crescimento do tráfego e construção do novo aeroporto de Lisboa.
 
Ana Teresa
nº2  11ºC  3/6/2013

3 comentários: