domingo, 13 de janeiro de 2013

Áreas Residenciais


Áreas Residenciais

O espaço urbano é, por definição, o espaço onde predominam as áreas residenciais, juntamente com as atividades dos setores secundário e terciário. As diferenças registadas nas formas e aspetos das diferentes áreas residenciais refletem o nível socioeconómico da população aí residente.

Podemos diferenciar dentro das áreas residenciais:
§  Classes sociais de rendimentos baixos;
§  Classes sociais de rendimentos médios;
§  Classes sociais de rendimentos elevados.



Bairros Sociais
Os bairros sociais, característicos das classes sociais de baixos rendimentos, localizam-se, de uma forma geral, em áreas periféricas da cidade e caracterizam-se por extensos edifícios de fraca qualidade e apartamentos de pequenas dimensões, o que origina:
 
  •   Rápida degradação externa e interna;
  • Conotações negativas dos seus habitantes.  

Bairros das Classes Médias
Os bairros das classes médias têm uma qualidade mediana e ocupam grande parte do espaço urbano. Este tipo de área residencial localiza-se essencialmente em zonas periféricas das cidades, onde o custo do solo é menor.
A banalização do automóvel influencia, por outro lado, uma nova mentalidade em Portugal por parte da classe média de trocar os apartamentos por moradias, localizadas em zonas suburbanas ou áreas rurais com boas acessibilidades.



Habitações de Luxo
As habitações de luxo são alvo de grande procura pelas pessoas de elevados recursos financeiros. Dentro deste ramo da sociedade (classes altas e médias-altas) existem novas formas de habitar que refletem mudanças na estrutura económica e social: os condomínios fechados.

§  Localizam-se em áreas de boa acessibilidade;
  • Localizam-se em ambientes aprazíveis, com jardins e afastados das áreas industriais (ausência de poluição);
  •   Possuem uma arquitetura de qualidade (excelentes materiais) muito moderna e funcional;
  • Possuem vigilância 24horas e acesso restrito (condomínios fechados). 
 

  Diana Lopes nº4 11ºC

3 comentários: