Complementaridade entre os modos de transporte
O transporte rodoviário é o transporte que predomina
causando assim vários problemas ambientais, tais como:
- Emissão de gases;
- Congestionamento de transito;
- Etc.
Por isso, a politica dos transportes a nível nacional e
comunitário procuram um maior equilíbrio entre os diversos modos de transporte
e uma redução do consumo de energias fosseis.
Então, criaram o programa marco polo, que consistia em:
- conjugação de vários modos de transporte (servindo como ajuda para ultrapassar as desvantagens utilizando as vantagens de cada modo de transporte);
- deslocações mais rápidas e económicas.
Para isto criaram novas plataformas intermodais e as já
existentes foram modernizadas, estas plataformas consiste em fazer o transbordo
de um modo de transporte para outro. Esta criação foi importante para alcançar
os objetivos de reequilibrar a repartição modal do trafego de mercadorias.
Rede nacional de plataformas logísticas é constituída por:
- Duas plataformas urbanas nacionais (localizadas nas áreas metropolitanas de lisboa e porto);
- quatro plataformas portuárias (localizadas em leixões, Aveiro, lisboa e Sines);
- uma plataforma regional (que será construída em tunes para servir toda a região do algarve);
- quatro plataformas transfronteiriças ( localizadas em Valença, Chaves, Guarda, Badajoz).
Já no trafego de passageiros o investimento em
interfaces (espaços de articulação entre
os diferentes modos de transporte de horários compatíveis) aumentara o grau de
satisfação dos utentes, promovendo assim conjugação dos modos de transportes como por exemplo, o
rodoviário, ferroviário ou fluvial.
Octávio Fernandes Nº13 11ºC
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